Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Vantagens na contratação de jovem aprendiz – Informativo 344

Gostou? compartilhe!

O programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem, que tem como objetivo capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, através de parceria com empresas de grande e médio porte.

Segundo a Lei da Aprendizagem, Empresas de médio e grande porte devem assegurar a contratação de, no mínimo 5% e no máximo 15% das vagas que exijam apenas formação profissional. Ao ser contratado por uma destas empresas, o jovem é preparado por meio de aulas teóricas e práticas concomitantemente às atividades desenvolvidas na empresa.

Como devo proceder com o contrato de um jovem aprendiz?

O contrato de um Jovem Aprendiz deve seguir algumas regras, deve ser um acordo especial, ao qual o prazo não pode ser superior a dois anos. Nesse acordo, deve ser garantida ao jovem a formação técnico-profissional que contribua com seu crescimento e educação, ao passo que o jovem deve se comprometer a executar as atividades atribuídas a ele, como estudos e atividades na empresa, de forma correta.

A assinatura do acordo deve garantir ao jovem a assinatura em sua carteira de trabalho, bem como o pagamento da Previdência Social.

Existe incentivos fiscais para as empresas?

Sim! As empresas que participam do projeto Jovem Aprendiz possuem diversas vantagens e incentivos fiscais.

Pagamento de apenas 2% de FGTS;

É dispensada do aviso prévio remunerado;

Não precisa pagar a multa rescisória;

E ainda, empresas registradas no SIMPLES não terão aumento na contribuição previdenciária.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/conheca-as-vantagens-em-contratar-um-jovem-aprendiz/



Gostou? compartilhe!