Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Temer Enviar Projeto para Acabar com Multa Extra do FGT – Informativo 175

Gostou? compartilhe!

O presidente Michel Temer encaminhou nesta sexta-feira um projeto de lei que reduz gradualmente a multa adicional de 10% da contribuição social do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), devida pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa. O governo pretende, com essa medida, diminuir os gastos das empresas.

A multa adicional do FGTS foi criada pela Lei Complementar 110/2001 para cobrir uma despesa específica da União: a recomposição das contas vinculadas ao FGTS atingidas pelos expurgos inflacionários dos Planos Verão e Collor I.

O governo federal sinaliza que a medida não tem impacto fiscal e reduz o custo dos empregadores, favorecendo a geração de vagas de empregos. A redução da multa de 10% do FGTS será gradativa para não desequilibrar as contas do fundo e no prazo de 10 anos será eliminada, segundo a previsão.

A redução da multa, ao contrário do que muitos falam não afetará nenhum direito dos trabalhadores, que continuarão recebendo os 40% da multa previstos na legislação trabalhista. Até porque os 10% da multa não eram destinados ao trabalhador.

Departamento Trabalhista Leymar



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Leymar Whatsapp Leymar