Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Dúvidas sobre Convenção Coletiva de Trabalho – Informativo 266

Gostou? compartilhe!

Saiba como funciona esse instrumento normativo

 

Você sabe o que é Convenção Coletiva de trabalho? Ela é muito importante para criar e regular normas entre empregados e empregadores. Saiba mais sobre isso a seguir.

A Convenção Coletiva de Trabalho é um instrumento normativo acordado entre o sindicato representante dos empregadores (empresas de uma mesma atividade econômica) e o sindicato representante dos empregados (trabalhadores desta atividade econômica). Nela são criadas regras entre as partes, que devem ser respeitadas durante sua vigência (artigo 611 da CLT).

Como funciona:

  • Uma vez por ano, na data-base, é convocada Assembleia Geral para instalar o processo de negociações coletivas. Nesta data, reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores serão objeto de negociações. Se os sindicatos estiverem de acordo com as condições estipuladas na negociação assinam a Convenção Coletiva de Trabalho.

 

  • Ressalta-se que atualmente suas cláusulas não podem ferir direitos previstos na legislação, sob pena de nulidade.

 

  • As decisões tomadas nas convenções coletivas transformam-se em direitos e deveres para todos os trabalhadores e empregadores.

 

  • Uma convenção coletiva de trabalho terá a validade máxima de dois anos, porém, na prática, normalmente os sindicatos pactuam sempre com o prazo de um ano.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Leymar para marcar uma visita. Deixe também seu comentário abaixo.



Gostou? compartilhe!