Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Contratação de Aposentados – Informativo 359

Gostou? compartilhe!

Você sabia que que quando a empresa opta por contratar uma pessoa que está aposentada, não há nenhuma distinção em relação aos outros empregados. A lei não estipula nenhuma diferença em relação a direitos, obrigações e deveres. O registro, contrato, salário, jornada de trabalho, férias, desconto previdenciário e imposto de renda ocorrem normalmente, como dos demais empregados.

Os aposentados por idade ou por tempo de contribuição podem ser contratados sem nenhuma alteração no benefício recebido. Contudo aposentados por invalidez perdem o direito da aposentadoria, assim como os beneficiados pela aposentadoria especial.

A diferença se estabelece quando a pessoa que já é funcionário da empresa e requereu a aposentadoria, com isso pode rescindir o contrato assim que a aposentadoria é concedida ou manter, sem nenhuma alteração, a relação contratual já existente.

No caso da opção da rescisão do contrato, o cálculo não exige o pagamento de aviso prévio e multa do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). A aposentadoria espontânea extingue o contrato de trabalho, mesmo quando o funcionário continua a trabalhar na empresa.

Há organizações que buscam funcionários que buscam funcionários aposentados, afinal não é interessante perder um colaborador qualificado. Muitas pessoas atualmente se aposentam antes até os 50 anos e ainda tem disposição e energia, além de serem experientes.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/contratacao-de-aposentados-traz-beneficios-para-as-empresas/39859/

Departamento Trabalhista Leymar



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Leymar Whatsapp Leymar