Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Como pagar a primeira parcela do 13º salário – Informativo 494

Gostou? compartilhe!

Chega novembro e, para a maioria dos empregadores, é hora de pagar a primeira parcela do 13º salário. Empregadores relatam dúvidas sobre o pagamento da gratificação natalina.

01 – Quem tem direito ao pagamento do 13º salário?

Faz jus o trabalhador urbano ou rural, o trabalhador avulso e o doméstico.

02 – Quando deve ser feito o pagamento da primeira parcela do 13º salário? 

O 13º salário é concedido anualmente, em duas parcelas. A primeira parcela (adiantamento do 13º salário) deve ser paga ao trabalhador entre os meses de fevereiro e novembro (até o dia 30/11), no valor correspondente à metade do salário. Assim, é possível pagar o adiantamento do 13º em outros meses do ano, e não somente em novembro. Mas se não foi pago até agora, o prazo final é o dia 30 de novembro.

03 – Sou obrigado a pagar o 13º salário em duas parcelas? Posso pagar tudo de uma só vez?

Embora a lei estabeleça que o pagamento seja feito em duas parcelas, a Justiça admite que seja feito integralmente em um mesmo mês, desde que pago até o dia 30 de novembro.

Neste caso, porém, o empregador deve se lembrar de descontar a parcela referente à contribuição previdenciária (INSS) e ao imposto de renda, se houver.

04 – Como fica o pagamento do 13º para um empregado que afastou pelo INSS ao longo do ano?

Quando um empregado se afasta e recebe benefício, passa a ser do INSS o encargo de pagar o valor equivalente ao 13º salário referente ao período de afastamento. Assim, para cada mês em que o trabalhador esteve afastado por 15 dias ou mais, o INSS paga o 13º correspondente.

05 – Horas extras e noturnas e adicionais integram o 13º salário?

Horas extras (Enunciado I da Súmula TST 60) e adicional noturno (Enunciado TST 45) integram o 13º salário

06 – Admitidos este ano tem direito a receber o 13º salário integral?

Para os empregados admitidos no mesmo ano, o 13º salário será calculado de forma proporcional ao tempo de serviço (até dezembro). Para calcular o 13º proporcional, divida o valor do salário por 12 e multiplique pelo número de meses em houve trabalho por, pelo menos, 15 dias. Divida esse valor por 2, para calcular o adiantamento do 13º salário.

Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/13_1parcela



Gostou? compartilhe!