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Substituição da Escrituração Contábil Digital – Informativo 296

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Saiba o que muda com as atualizações

Você sabe o que é ECD? A Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED, e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo dos seguintes livros:

I – Livro Diário e seus auxiliares;

II – Livro Razão e seus auxiliares;

III – Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos

Foi aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade a NBC (Norma Brasileira de Contabilidade) CTSC 03, que aborda os procedimentos para elaboração do Relatório sobre a Aplicação de Procedimentos Previamente Acordados referentes ao Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD.

A entidade deve emitir um Termo de Verificação quando houver a necessidade de substituição da ECD, porém somente poderá ser substituída, depois de autenticada pelo SPED, a escrituração contábil em forma digital que contenha erros que não possam ser corrigidos por meio de retificação de lançamento contábil.

O relatório se refere ao procedimento de substituição da ECD e não abrange outros documentos a serem entregues no âmbito do SPED, como a Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Ainda está com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo, vamos esclarecer tudo.



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