Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Saiba mais sobre o projeto do Simples Internacional – Informativo 097

Gostou? compartilhe!

O que é?
O simples internacional é um projeto que esta em discussão e promete alavancar as exportações das micro e pequenas empresas exportadoras do País. Segundo o Sebrae, o projeto deve ser apresentado ao governo argentino após a sua conclusão, prevista para o final de agosto deste ano.

Qual a proposta?
O simples internacional visa à simplificação tributária e de procedimentos burocráticos e logísticos para o micro e pequenas empresas. O projeto ainda discute a regulamentação do operador logístico integrado internacional. O mesmo será responsável por realizar toda a tramitação burocrática para a exportação do pequeno empresário, como licenciamento, despacho aduaneiro, consolidação de carga, seguro, cambio, transporte, armazenagem etc.

Quais serão as Facilidades?
A medida ainda propõe a utilização do sistema de moeda local. Trata-se de um modo de pagamentos que já pode ser utilizado para operações comerciais realizadas entre Brasil e Argentina, por exemplo. O instrumento reduz os custos das empresas com operações de câmbio.

A iniciativa, implementada pelo Banco Central, precisa apenas de divulgação porque se trata de uma operação menos rentável para as instituições financeiras, que acabam não oferecendo esta opção para os seus clientes.

Departamento Contábil – Leymar Assessoria Contábil



Gostou? compartilhe!