Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

O que são DRE e DFC e como interpretar – Informativo 246

Gostou? compartilhe!

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) são dois dos relatórios mais importantes para o gerenciamento econômico-financeiro de uma empresa, pois permitem a análise da saúde econômico-financeira da companhia por duas perspectivas diferentes: o regime de caixa e o regime de competência. Mas quais as finalidades e as diferenças de cada um?

Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma resumida o resultado apurado em relação as operações realizadas em um determinado período. Ou seja, o confronto das receitas, custos e despesas, apuradas conforme o princípio do Regime de Competência. A DRE é importante para averiguar a viabilidade do negócio e pode se dizer que indica o momento no qual o resultado equivale a zero e deve passar de negativo para positivo.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

A DFC indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período. Ou seja, corresponde ao acompanhamento da situação financeira no dia a dia. Um fluxo de caixa negativo significa que a empresa está gastando mais do que sua receita permite e pode ser um sinal de má administração da empresa. Porém, quando está positivo, é uma indicação de que a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações com facilidade e consegue manter um equilíbrio em suas contas.

O acompanhamento do lucro mensal é obtido por meio da análise da Demonstração de Resultados (DRE) e o dinheiro disponível em caixa é acompanhado através da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).

Ficou por dentro das definições de cada um dos conceitos? Agora você não vai mais confundir as duas siglas e pode verificar se está tudo organizado dentro da sua empresa. Quer saber mais sobre a Leymar? Comente abaixo e tire suas dúvidas. Você também pode entrar em contato conosco e agendar uma visita. Estamos prontos para te atender!



Gostou? compartilhe!