Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Impairment: Saiba o que é e como se aplica – Informativo 291

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre esse teste obrigatório

 

Você sabe o que é Impairment? Caso não saiba o que isso significa, preste atenção que a Leymar te explica sobre o assunto.

 

“Impairment” é uma palavra em inglês que significa “deterioração”. O Teste de Impairment ou Recuperabilidadetornou-se obrigatório através da Lei 11.638/07 e trata-se de uma redução do valor recuperável de um ativo. De forma mais clara, podemos dizer que é uma avaliação para verificar se os bens registrados no imobilizado e no intangível da empresa estão desvalorizados.

 

As empresas devem verificar, periodicamente, os valores de seus ativos que geram resultados antes de contabilizá-los. Se no resultado do teste for verificado que um ativo está avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, se houver uma projeção de geração de caixa inferior ao valor que o ativo está registrado, a empresa deverá realizar a baixa contábil da diferença no resultado. Caso o valor recuperável for maior que o contabilizado, o ativo deverá permanecer com o valor original registrado.

 

Além da obrigatoriedade do teste anual de Impairment, podemos citar outros motivos para realizar a avaliação dos ativos da empresa, como por exemplo:

 

– Em casos de obsolescênciareestruturação ou venda parcial de ativos;

– Em casos de performance econômica pior do que a esperada, com objetivo de estimar o valor recuperável da sua perda;

– Em casos de liquidação da empresa;

– Em casos de depreciação acelerada, a exemplo da utilização de ativos em vários turnos, quando a depreciação do mesmo é levada em conta em apenas um turno.

 

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Leymar ou deixe seus comentários abaixo. Teremos o maior prazer em atendê-lo.



Gostou? compartilhe!