Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

IBGE pede colaboração de contadores na realização de pesquisas empresariais – Informativo 408

Gostou? compartilhe!

Já estão em andamento desde 01 de abril, as pesquisas anuais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na área de estatísticas econômicas para levantar informações estruturais sobre a atividade econômica brasileira no ano de 2018.

São elas: Pesquisa Industrial Anual – PIA Empresa e PIA Produto, Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC, Pesquisa Anual de Serviços – PAS e Pesquisa Anual de Comércio – PAC.

A colaboração dos profissionais de contabilidade, organizações e empresas contábeis é da maior importância nesse processo e o IBGE conta com o envolvimento de todos, cujas empresas tenham sido selecionadas, para que participem da pesquisa e orientem seus clientes a participarem. A partir de um cadastro geral, o IBGE seleciona algumas empresas para responder às pesquisas, de acordo com a principal atividade econômica desenvolvida, segundo metodologias e critérios estatísticos.

O IBGE ressalta que as informações prestadas são confidenciais e usadas exclusivamente para fins estatísticos e também, que a prestação das informações tem caráter obrigatório, previsto na legislação.

As respostas são efetuadas em um questionário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço: https://questionarios.ibge.gov.br/. Após o preenchimento e envio dos dados é gerado um recibo, que serve como comprovante às empresas informantes.

A PAC – Pesquisa Anual de Comércio levanta informações referentes a pessoal ocupado, salários e retiradas, receitas, custos e despesas, entre outras, coletadas junto a mais de 80.000 empresas e tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista, varejista e dos representantes comerciais no País e suas transformações no tempo.

A PAIC – Pesquisa Anual da Indústria da Construção levanta informações referentes a pessoal ocupado; salários e retiradas; custos e despesas; valor das incorporações, obras e serviços da construção executados; valor bruto da produção; consumo intermediário; valor adicionado; entre outras variáveis.

A PAS – Pesquisa Anual de Serviços levanta informações que permitem estimar as variáveis: receitas, pessoal ocupado, gastos com pessoal, custos e despesas, entre outras e, a PIA-Empresa – Pesquisa Industrial Anual de Empresa levanta informações econômicas e financeiras e a PIA-Produto referem-se aos valores de vendas e às quantidades produzidas e vendidas dos produtos e serviços industriais prestados.

A PIA – A Pesquisa Industrial Anual Empresa, PIA-Empresa faz parte do Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE, e tem como objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial da indústria extrativa mineral e de transformação no País e suas transformações no tempo. A pesquisa levanta informações referentes a receitas, despesas, pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, valor da transformação industrial, entre outras.

Para consultar se as empresas  selecionadas e a modalidade da pesquisa, basta acessar: https://economicasnet.ibge.gov.br/UploadPesquisa/PesquisarEmpresa

Fonte: CRC MT

Departamento Contábil



Gostou? compartilhe!