Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Empréstimo Empresarial – Informativo 381

Gostou? compartilhe!

Quando a empresa não possui um capital imediato, ou seja, dinheiro em caixa para pagar contas, custear um investimento, adquirir máquinas novas, uma alternativa é contratar um empréstimo.

A contratação de empréstimos deve ser feita diretamente em instituições financeiras, ou seja, em bancos. Por haver a incidência de juros, o empréstimo só deve ser contrato se realmente a empresa estiver muito necessitada de dinheiro. Há diversos tipos de empréstimos para empresas, conforme segue abaixo:

  • Capital de Giro

Destina-se para o giro operacional da empresa, como compra de mercadorias, reposição de estoques, despesas administrativas, entre outros. Ou seja, está voltado para manter o funcionamento da empresa.

  • Investimento Fixo

Destina-se a implantação, expansão e modernização da empresa, além da reposição de máquinas, móveis, equipamentos, utensílios, veículos, instalações e obras civis. Ou seja, é um tipo de empréstimo voltado para o financiamento do ativo imobilizado da empresa.

  • Investimento Misto

Se trata de um capital de giro destinado a investimentos. Um exemplo é quando a empresa faz um financiamento de equipamento e necessita de dinheiro para comprar a matéria-prima.

  • Antecipação de Receita

Através de desconto de duplicatas, desconto de cheque e faturas de cartão de crédito é possível adiantar os recebíveis da empresa, ou seja, os valores a receber a prazo podem se transformar em garantias ou recursos à vista.

  • Venda

Nessa modalidade, a empresa obtém empréstimo direto do banco para os seus compradores e, assim, recebe suas à vista as suas vendas.

  • Compra

A empresa compra o que precisa dos fornecedores e o banco paga à vista, com redução de custos. A empresa, por sua vez, paga o valor emprestado a prazo.

  • Conta Garantida

Se trata de uma linha de crédito vinculada a conta corrente da empresa. Os recursos são disponibilizados a qualquer momento, por solicitação do cliente. A garantia pode ser constituída com caução de cheques pré-datados, duplicatas ou notas promissórias.

Departamento Contábil Leymar



Gostou? compartilhe!