Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Empresas do Simples Nacional poderão exportar pelos Correios e Transportadoras – Informativo 150

Gostou? compartilhe!

A RFB publicou no dia seis de dezembro de 2016, no Diário Oficial da União, a Instrução normativa que regulamenta o procedimento de exportação para as empresas do Simples Nacional.

A medida beneficia 11 milhões de empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano e respondem por mais de 50% dos empregos formais no país. Pela instrução normativa, as micro e pequenas empresas poderão usar operadores logísticos – Correios, operadores econômicos autorizados e empresas privadas de entrega rápida – para a venda ao exterior.

As mercadorias serão dispensadas da licença de exportação, terão prioridade na verificação física nas alfândegas e preferência na análise de controles físicos, químicos e sanitários.

A instrução normativa torna facultativa a adesão das micro e pequenas empresas à exportação simplificada. Caso não queiram aderir ao procedimento especial, as empresas continuarão no regime tradicional, que exige habilitação como exportador, domicílio fiscal eletrônico e cadastro no Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex).

Departamento Contábil Leymar



Gostou? compartilhe!