Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Doação de imposto de renda devido para projetos sociais – Informativo 282

Gostou? compartilhe!

Saiba como garantir que sua doação chegue ao destinatário corretamente

Se você costuma fazer boas ações e apoiar causas beneficentes, já sabe que pode doar um percentual do valor do IR para instituições, não é? Mas é necessário seguir todas as regras para que a doação seja repassada ao destino final. A Leymar te explica melhor.

É possível para pessoa físicaque se destineaté 6% do valor do imposto de renda para projetos sociais, como por exemplo fundos de apoio à criança e ao adolescente ou ao idoso. As empresas também não ficam de fora da doação, visto que as pessoas jurídicas podem doar até 1% do imposto para fundos beneficentes.

Essas doações recebem o nome de doações incentivadas e é uma forma de saber que o dinheiro arrecadado através de tributos realmente está sendo revertido em benefícios para a sociedade.

Em 2016, R$ 323 milhões foram destinados para projetos sociais, porém a Receita Federalafirmou que cerca de R$ 2,3 bilhões deixaram de ser repassados aos fundos beneficentes.

Antes de efetuar a doação, é necessário estar atendo a algumas regras fiscais. Uma delas é que a doação não pode ser paga em parcelas, opção de recolhimento que é permitida quando o imposto é repassado ao governo. “O recurso é válido apenas para aqueles que efetuam a declaração completa. Aqueles que optam pela declaração simplificada, não podem fazer a doação”, afirma o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti.

Nosso boletim foi útil para você? O que você acha das regras fiscais citadas? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato para se informar mais.



Gostou? compartilhe!