Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Depreciação – Informativo 474

Gostou? compartilhe!

Depreciação é a mensuração econômica de desgaste ou obsolescência de um bem em relação a sua vida útil econômico ou fiscal. No que se refere à depreciação, cada parte que possua custo significativo de um item do ativo permanente imobilizado deve ser depreciado separadamente, sendo o custo de depreciação em cada período reconhecido no resultado do período. O valor depreciável de um ativo deve ser distribuído em uma base sistemática, durante sua vida útil.

A CPC 27 prescreve que o método de depreciação utilizado pela entidade deve refletir o modelo de previsão de consumo dos benefícios econômicos do ativo, devendo ainda, ser revisto pelo menos ao final de cada exercício.

O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil.

A depreciação de um ativo deve cessar quando:

  • Na data em que o ativo é classificado como mantido para venda, ou,
  • Na data em que o ativo é baixado.

Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.

No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.

Métodos de Depreciação

Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de

forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem:

  • O método da linha reta, que resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere.
  • O método dos saldos decrescentes, que resulta em despesa decrescente durante a vida útil do ativo
  • O método de unidades produzidas, que resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados.

 Fonte:

PRONUNCIAMENTO CPC 27 ATIVO IMOLIZADO – http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=58 (acesso 04/09/2019)

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27 http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/316_CPC_27_rev%2013.pdf (acesso 04/09/2019)

Departamento Contábil Leymar



Gostou? compartilhe!