Rua Luis Faccini, 155, 2º andar - Guarulhos - SP 11 2442-2020

Balanço Social – Informativo 063

Gostou? compartilhe!

– O que é?
O balanço social é um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem publicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa (RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.

– Qual a natureza da informação?
Entende-se como natureza das informações social e ambiental:
a)a geração e a distribuição de riqueza;
b)os recursos humanos;
c)a interação da entidade com o ambiente externo;
d)a interação com o meio ambiente.
A primeira etapa a ser realizada é a adequação na forma dos dados ajustando o plano de contas da entidade.

– Qual o foco?
Demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é o obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio de prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o balanço social e um mecanismo bastante utilizado.

– Qual benefício?
A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. A proposta e de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, dialogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.

É importante enfatizar que não existe um modelo fixo, mas uma estrutura que pode ser usada como base. Com o objetivo de orientar as organizações na aplicação desta estrutura foi elaborado um guia de elaboração.

Ele não pretende eliminar a necessidade de ajuda externa na preparação do balanço social, mas contribuir para a estratégia de ação a ser empreendida e os passos essenciais a serem dados.

No Brasil, a publicação do balanço social não está regulamentada, porém, alguns projetos de lei ou regulamentação que tratam do balanço social têm tramitado nas esferas federal, estadual e municipal.



Gostou? compartilhe!