(11) 2442-2020 contato@leymar.com.br

O Comitê Diretivo do e-social liberou a publicação no Diário Oficial, da Resolução n. 2, de 30 de agosto de 2016, e como trata-se de um tipo de Sped mais complexo essas alterações de datas podem ser justificadas.

 

Veja abaixo o dispositivo que dispõe sobre a prorrogação:

 

Art. 1º Conforme disposto no Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) se dará de acordo com o cronograma definido nesta Resolução.

 

Art. 2º O início da obrigatoriedade de utilização do eSocial dar-se-á:

I – em 1º de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);

II – em 1º de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes.

Parágrafo único. Fica dispensada a prestação das informações dos eventos relativos a saúde e segurança do trabalhador (SST) nos 6 (seis) primeiros meses depois das datas de início da obrigatoriedade de que trata o caput

 

Art. 3º Até 1º de julho de 2017, será disponibilizado aos empregadores e contribuintes ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema.

 

Art. 4º O tratamento diferenciado, simplificado e favorecido a ser dispensado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ao Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, ao Segurado Especial e ao pequeno produtor rural pessoa física será definido em atos específicos em conformidade com os prazos previstos nesta Resolução.

Art. 5º Os empregadores e contribuintes obrigados a utilizar o eSocial que deixarem de prestar as informações no prazo fixado ou que as apresentar com incorreções ou omissões ficarão sujeitos às penalidades previstas na legislação específica.

 

Art. 6º A prestação das informações por meio do eSocial substituirá, na forma regulamentada pelos órgãos e entidades integrantes do Comitê Gestor do eSocial, a apresentação das mesmas informações por outros meios.

 

Art. 7º Os órgãos e entidades integrantes do Comitê Gestor do eSocial regulamentarão, no âmbito de suas competências, o disposto nesta Resolução.

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 9º Fica revogada a Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 1, de 24 de junho de 2015.

 

Ressaltamos que de acordo com a resolução, até 1º de julho de 2017, será disponibilizado aos empregadores e contribuintes, ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema. É importante que os contribuintes preparem seu ambiente interno até esta data para que possam validar seus procedimentos e controles internos no ambiente teste do governo, afinal todos os contribuintes devem usar o sistema do eSocial a partir de 2018.

 

Saiba como a Leymar Assessoria Contábil pode ajudar a sua empresa:

 

– Revisão de todos os cadastros necessários no programa do e-social;

– Mapeamento de todos os processos operacionais que envolvem a relação de trabalho;

– Serviços de implantação e auxílio na parametrização do sistema;

– Realização de testes par veracidades das informações;

– Análise sobre os controles internos e sugestões de melhorias;

– Treinamento específico;

 

Dúvidas? Entre em contato com nosso departamento comercial, pelo e-mail: comercial@leymar.com.br ou telefone: 2442-2020