(11) 2442-2020 contato@leymar.com.br

Ao se tornar um empreendedor e abrir uma nova empresa, muito quebra-se a cabeça com o nome que a empresa será batizada. Ter um nome forte e marcante é essencial para se disseminar pelas mentes dos consumidores e se estabelecer no mercado. Dentro disso, dois conceitos se misturam quando o assunto é “nome da empresa”, pois a razão social não necessariamente é a mesma coisa que o nome fantasia

Para quem está pensando em abrir uma empresa, é muito importante ter esses dois conceitos esclarecidos, pois existe uma boa diferença entre as duas coisas.

Confira as diferenças entre eles:

Razão Social
Se trata de um nome de registro da sua empresa. Este nome constará em todos os documentos formais emitidos pela empresa, como cartão de CNPJ, cheques, contratos, escrituras, etc.
Quando se pensa em abrir uma empresa, é necessário verificar se o nome pretendido já existe, pois nomes iguais ou similares impedem o registro na junta comercial ou cartório.
No caso de Empresa Individual a Razão Social da Empresa será o próprio nome do Empresário.

Nome Fantasia
Nome fantasia é o nome popular de uma empresa e será divulgado para o público através de fachadas, logotipo, site, marketing, etc.
Diferente da razão social, a empresa não é obrigada a ter um nome fantasia, mas caso opte em ter, o nome não precisa ter nenhuma relação com a razão social escolhida anteriormente.
Para o nome fantasia ser considerado a marca oficial de uma empresa, é necessário fazer o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial — INPI.

Tirou suas dúvidas sobre esse quesito um tanto nebuloso? Acha que a relação entre razão social e nome fantasia deveria ser mais simples? Deixe sua opinião nos comentários ou entre em contato conosco, estamos à sua disposição.

Departamento Contábil Leymar