(11) 2442-2020 contato@leymar.com.br

Senado cria nova Medida Provisória

 

Os trâmites legais estão sempre movimentando vários setores, como a Leymar já te mostrou aqui, por exemplo. Agora vamos falar sobre as novidades a respeito de empréstimos do BNDES, fique atento.

O Senado aprovou a medida provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A nova taxa será utilizada como referência para os contratos assinados pelo BNDES a partir de 1º de janeiro de 2018.

A nova taxa será calculada com base na variação do NTN-B, um título público, somado à variação da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Taxa de juros

Atualmente, a TJLP é definida a cada três meses pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base na meta de inflação para os 12 meses seguintes e um acréscimo percentual equivalente ao risco do empréstimo, também arbitrado pelo CNM.

De acordo com a equipe econômica do governo, o objetivo da substituição da TJLP é fazer com que a nova taxa aproxime as condições de empréstimos do BNDES às praticadas pelo mercado.

Enquanto a TJLP está próxima a 7% ao ano, estima-se que a nova taxa, a TLP, ficaria, no prazo de cinco anos, entre 9% e 9,5%. Ou seja, mais alta, e próxima da taxa básica de juros (Selic) , atualmente em 9,25%.

Ficou satisfeito com as novas condições? Deixe seu comentário abaixo! Para outras dúvidas, ligue para a gente, a Leymar está à disposição.