(11) 2442-2020 contato@leymar.com.br

Tipos de empresas

 

Quer abrir uma empresa, mas tem dúvida sobre o tipo de empresa ideal para o seu negócio? A Leymar esclarece as características dos principais tipos de empresa:

 

Micro empreendedor Individual:

O Micro empreendedor Individual trabalha por conta própria e não pode faturar mais de R$ 60.000,00 por ano. Também não pode ser sócio ou titular de outra empresa. Além disso, apenas um funcionário (com remuneração de 1 salário mínimo ou valor pago pela categoria) pode ser contratado pela empresa.

 

Sociedade Anônima:

Sociedade Anônima é toda empresa que tem seu capital dividido em ações. Por isso, é composta por dois ou mais acionistas. Podem ser de capital aberto (ações comercializadas em bolsas) ou fechado (não tem ações em comercializadas em bolsas).

 

Sociedade Limitada:

A Sociedade Limitada pode ser de pessoa ou de capital. Na Sociedade Limitada, a responsabilidade de cada sócio é limitada à quantidade de cotas (capital social investido na empresa). O Contrato Social define a natureza de cada empresa.

 

Empresário Individual:

O Empresário Individual exerce em nome próprio uma atividade empresária e possui CNPJ. Porém, não tem personalidade jurídica. Isso significa que sua atuação não tem separação entre seus bens pessoais e seus negócios. O Empresário Individual se diferencia do Micro empreendedor Individual no que diz respeito às atividades e faturamento.

 

Eireli:

A Empresa Individual de Sociedade Limitada é constituída por uma única pessoa, ou seja, responsável por 100% do capital. Nesse caso, o capital não pode ser inferior ao valor de 100 salários mínimos vigentes. Diferente do Empresário Individual, a Eireli não inclui os bens pessoais do empresário.